Slideshow

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Juventude e Reino de Deus! (Mostarda, Farinha e fermento: que receita de Jesus)


Então Jesus perguntou: "Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos". Mais uma vez ele perguntou: "Com que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada". Lucas 13:18-21

Em 2003 lembro de ter ouvido Pr. Sócrates Oliveira (Coordenador da CBB) (que é uma grande referência) num encontro da Juventude Batista Brasileira na Pib de Araruama dizer: “Quem erra no planejar, planeja para errar”. Nunca mais esqueci.


Em 2016/2017 em outro encontro da Juventude Batista Brasileira ouvi o Pr. Daividson Freitas falando sobre administração e planejamento dizer: “Quem planeja diminuir se prepara para sumir”.

Essas falas sempre pulsam aqui dentro de mim quando leio os textos da Bíblia sobre o Reino de Deus. Me lembro de duas figuras de Líderes de Juventude clássicas em nossas igrejas locais que devem ser observadas bem de pertinho. Na minha opinião não devem ser seguidas porque não apontam nem para a semente da mostarda e menos ainda para o fermento em grande quantidade de farinha.

São assim:


1. O Reducionista: Quer ser grão de mostarda para sempre!!! Normalmente é medroso e despreparado;


2. O Megalomaníaco Inveterado: Pensa que é uma hortaliça frondosa, e não se prepara para as estações. Normalmente é utilitarista. Não ama as pessoas. Só se preocupa com os resultados;


Nenhum dos dois líderes de Juventude acima citados correspondem a imagem que Jesus apresenta no texto. 

A ideia do Reino de Deus é bem simples: Disseram os discípulos a Jesus: Dize-nos, a que se assemelha o Reino do céus? Respondeu-lhes ele: Ele é semelhante a um grão de mostarda, que é menor que todas as sementes; mas, quando cai em terra, que o homem trabalha, produz um broto e se transforma num abrigo para as aves do céu.

Exercício de auto avaliação: Olhar para sua liderança e para sua Juventude.

>>> Qual é a sua etapa hoje? <<<

Pergunte a si mesmo: em qual parte desse processo você e principalmente sua juventude está ao aplicar a parte da parábola que trata sobre o grão de mostarda:

1. Separar as sementes;

2. Preparar a Terra;
3. Lançar as sementes;
4. Cuidar da Semente;
5. Ver o broto crescer e transformar-se;
6. A árvore frondosa;
7. Receber Pássaros;
8. Observar os Ninhos;
9. Ver novos pássaros;
10. Recomeçar o processo e responder às novas demandas fruto do primeiro processo.


A outra alegoria da parábola de Jesus é: Farinha e Fermento: Que Extraordinário! 
Quem pode com isso? Parece de novo um processo sem conexões. Para começar ele apresenta a figura da mulher apontando necessária e imediatamente para uma reflexão sobre nossos paradigmas. Segue mostrando a ação do fermento sobre uma grande quantidade de farinha que se tornou completamente fermentada. 

Mutação e influência.O Reino de Deus é comparado a um grande processo em constante transformação promovida pelo Espírito. Nunca é estático!!!

O que Vocês tem feito com os seus paradigmas? Quais precisam ser revistos? 
Digitalizem a sua Teologia! Percebam-se no meio dessa Grande Aldeia Global. 
O mundo está diferente, e cada vez mais nossa ação ministerial está no campo das influências.

Você influencia seus jovens e suas Juventudes? Eles te seguem? Você aplica os princípios do Evangelho sobre os temas que geram crises neles. 

Lancem fermento sobre a massa e toda ela será fermentada.
Aqui vai:

1. Não seja refém de paradigmas. A única verdade imutável é a Santa palavra de Deus. Todo o resto deve modificar-se com o tempo;

2. CriAtividade e leitura de Realidade são imprescindíveis;

3. Não tenha medo de expandir. Reduzir é uma boa zona de conforto. Mas, não tem a ver com a lógica desse tempo. Amplifique ou vai minguar até não falar para mais ninguém;

4. Prepare os seus jovens!!! Não seja Você nem o fermento e nem a massa. Eles vão influenciar todas as pessoas se estiverem preparados. Ou serão corrompidos se estiverem despreparados.
Invista a maior parte do seu tempo em ensino e discipulado. Confie no Espírito.

5. Faça isso por causas maiores que suas satisfações e desejos pessoais. Ninguém fermenta uma grande quantidade de farinha e aproveita dela sozinho. Se o fizer estraga a massa e perde tudo.

O mundo mudou! As ideias amplificaram. Os desafios são maiores. Muitas influências.

O Espírito é o mesmo. Jesus é o Senhor da Igreja. 

Mostarda, Farinha e fermento!!! Hmmm acho que irei cozinhar algo hoje com esses ingredientes. Topa??


Abraço Forte 

Pr. Jean Carlo
Escritor 
idealizador da Agencia Juventude & Sociedade
Palestrante e colaborador da Conferencia Capacitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...