Slideshow

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Características de uma liderança influente (Para lideres de jovens)





Nos dias atuais observa-se muitos ministérios sofrendo perdas em seu rol de membros devido as influencias mundanas, e dentro deste contexto quero aqui dar uma atenção em especial a duas classes que é a de adolescentes e jovens cristãos, claro que existe um mundo de coisas por trás desse senário tipo: a sociedade moderna que influência o cotidiano, acesso a informações por meios tecnológicos e  grupos sem comprometimento com o Reino de Deus e outros, tudo isso acaba contribuindo para a má formação do caráter cristão, enfim, muitos são as atrações que o mundo moderno tem a oferecer, entretanto a liderança ministerial terá uma responsabilidade pela frente em mentoriar e se tornar um agente influenciador para essas duas classes cheias de dúvidas e questionamentos. Ao me deparar com essa realidade Deus me traz a memória o jovem Daniel que foi levado em cativeiro com seus três amigos (Hananias, Misael e Azarias) para Babilônia o muitos outros jovens, porém Daniel propôs em seu coração a não perder seu relacionamento com Deus propondo em não se contaminando com os manjares e vinhos que o rei Nabucodonosor havia determinado, o seu posicionamento firme em não corromper o seu caráter mostrou que o temor a Deus o impulsionou a uma rápida análise crítica  identificando algo que a Babilônia (mundo) queria oferecer para corromper seus bons costumes, sua influência foi muito relevante isso porque Daniel acabou assumindo uma responsabilidade em se alimentar somente de água e legumes durante dez dias influenciando também seus três amigos a não se contaminarem com alimento oferecido por Nabucodonosor (satanás), no final dos dez dias seus semblantes eram mais formosos do que os outros jovens que se alimentaram do manjar e bebidas do rei (Daniel Cap. 1).

Resumo

Nesse artigo quero apontar caminhos visando minimizar esse placar que está se tornando devastador dentro de nossas igrejas cristãs, mesmo sabendo que essas más influências tem causado uma mudança no comportamento dos adolescentes e jovens quero aqui discutir de forma reflexiva uma maneira que venha ajudar o líder a enxergar e combater esse problema que tem afetado nossas igrejas, assim como Daniel exerceu uma liderança consciente no passado eu creio que Deus tem capacitado e levantado lideres capazes de identificar e fazer a diferença no atual senário.

Na conferência capacitar 2016, o pastor Jader Cruz, em sua fala citou o exemplo de um líder presente e trouxe a pessoa de Jesus como ponto central a ser seguido, leia em Mateus: 5:1 - Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele.  2. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava...

Logo percebi que:

O líder Jesus estava sempre conectado com o cotidiano assimilando o que estava acontecendo em sua volta e através de sua mentoria ensinava os discípulos a como se comportarem em meio às circunstâncias da vida.

Mesmo que o líder não tenha tempo suficiente para estar in loco ele poderá se tornar um agente influenciador por meio das redes sociais exercendo sua liderança mesmo não estando presente isso porque o contato será por textos, estudos ou vídeos, o importante é se criar uma rede de relacionamento com seus liderados permitindo que eles não se sintam sozinhos, ou você pensa que somente os encontros domingueiros serão eficazes? Não se esqueça de que os liderados terão uma semana inteira pela frente com muitas horas vagas, alguns com tempo de sobra tentando uma relação com alguém por de trás da tela dos PC’s, notebooks, smartphones teclando e navegando a uma conexão de banda larga onde terão acesso a milhões de usuários tentando assimilar uma constelação de questionamentos e pensamentos a serem esclarecidos e resolvidos, infelizmente alguns dos nossos liderados procuram as respostas e aconselhamentos em locais e com pessoas erradas, é justamente nessa hora que a liderança terá que agir mostrando-se presente. A tecnologia sendo bem utilizada torna-se uma ferramenta de muito valor nessa suposta ausência física, não tem como negar que hoje a grande parte da população está conectada à internet, inclusive o público alvo aqui discutido, em matéria publicada no G1, site: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/07/jovem-brasileiro-e-mais-conectado-internet-do-que-media-global.html uma pesquisa realizada em dez países apontou que os jovens brasileiros são os mais conectados do que a média global, o estudo aponta que jovens entre 15 e 18 anos se sentem solitários e ansiosos quando estão sem a internet, mais do que os 65% que se sentem assim longe da família. Cito que o líder terá um papel fundamental na orientação de seus liderados, orientando-os a serem moderados com a modernidade pois “a tempo para todas as coisas” (Eclesiastes 3), fato é que o uso em excesso dessa tecnologia (internet) poderá criar hábitos não saudades na vida do usuário incluindo o líder, porém quando a utilizamos de maneira correta e de forma estratégica possibilitará o líder a se aproximar de seus liderados, a presença humana sempre será o fator primordial. Ao se pensar em construir uma liderança influente citarei algumas dicas como sugestão, crie grupos de estudos que se dediquem a discutir temas atuais do tipo: jovens no mundo pós-moderno, jovens missionários no campo universitário, não abro mão da vida eterno por segundos de prazer, sou Hebreu mesmo vivendo no mundo babilônico, oração no lar criando uma relação amigável entre os liderados e a família, evangelismo criativo, missões urbanas e etc.... Também poderá utilizar o esporte como uma ferramenta de aproximação, inclusão, recreação e evangelização onde se trabalhará o lado ocioso desses jovens cheios de dúvidas e questionamentos e ainda tendo a oportunidade de se trabalhar o primordial para a vida que é a palavra de Deus, leve em consideração que o esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importante neste final de século, segue link visualização: https://drive.google.com/file/d/0B1Xf9wh3lneXZk9RYU9ERFRJeG5WckNsR3U3OEFfQTQxWi1v/view?usp=sharing

Algo muito relevante seria inserir os liderados no processo de construção dos cultos, consagrações e projetos com outros departamentos do ministério lhes oferecendo uma oportunidade na construção dos trabalhos ministérios onde teriam  responsabilidades porém supervisionada onde deixariam de ser coadjuvantes se tornando participantes ativos, enfim, são muitas as possibilidades de aproximação que possibilitará o aconselhamento, porém o mais importante para o líder e ter o senso crítico construtivo, conhecer a cada liderado e ajustar o que não está dando certo.

Ao falar sobre liderança presente sem sombra de dúvidas não podemos deixar de citar mais uma vez o mestre Jesus que sempre esteve ao lado de seus discípulos, e mesmo sabendo que os deixariam por um momento prometeu e cumpriu seu plano nós deixando o Espírito Santo como nosso consolador, cuidador e orientador, outro grande exemplo temos o apostolo Paulo, homem esse que exerceu uma liderança impecável, por onde passava levantava discípulos, os influenciava, os orientava, e se comunicava, claro que naquela época não existia internet, mais as cartas Paulinas estão ai de exemplo, todas elas remetiam ao povo a vir exercer a fé plena em Jesus Cristo com isso muitos outros discípulos foram surgindo,  como um dos grandes exemplo temos o jovem Timóteo, mesmo o líder sendo presente essas influencias ocorreram e existirão as evasões porém os resultados serão menos danosos para o seu grupo e ministério.

O líder que assume o papel de influenciador terá a oportunidade de fazer parta na construção de um futuro possivelmente promissor de seus liderados, o apóstolo Paulo se tornou uma referência e teve boa influência na vida de Timóteo, se observamos a cobrança feita por Paulo a Timóteo vamos perceber que a cobrança o ajudou a desenvolver o ministério desse jovem pastor, leia em Timóteo, 4:10-15. O apóstolo Paulo se preocupava sempre em estar orientando exercendo um relacionamento individual onde ajudaria os discípulos e líderes a passar ou superar os obstáculos da vida e ministério.

Analisando a liderança de Cristo observamos que Ele sempre esteve presente na vida dos discípulos, uma das muitas qualidades que Jesus Cristo tinha era ser amoroso, e quando se desenvolve essa qualidade não importa o momento, seja bom ou ruim será sempre fundamental o líder ser e se fazer presente. Exemplo disso encontramos na palavra, vejamos no momento de festa onde tinha alegria (João 2:2) lá estava Jesus, nas dificuldades pessoas do líder (João 13:1), lembre-se os momentos difíceis ocorreram, afinal ninguém estará livre, porém siga o exemplo de Cristo, e por fim na adversidade de seus discípulos (Mateus 14:27).

Conclusão

Ainda que exista a má influência creio que o líder cristão sempre será um agente importante na vida dos liderados, ainda que não se alcance o coração de todos alguém do meio estará sempre observando a postura do líder, que nossas escolhas seja sempre fazer a vontade de Deus, que cada líder busque a capacitação e exerça seu chamado de forma plena e eficaz. (Colossenses 3. 23). E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24. Conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo!  25. Pois quem agir de forma injusta receberá o devido pagamento da injustiça cometida; e nisto não há exceção para pessoa alguma.

Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Co. 1:3-8).


Fonte de Pesquisa
Bíblia de Estudo Pentecostal, Almeida Revista e corrigida.
Livro Liderança Avançada Aprendendo os Princípios do céu para liderar na terra, Autor Reginaldo Martins, Central gospel.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/07/jovem-brasileiro-e-mais-conectado-internet-do-que-media-global.html

https://noticias.gospelmais.com.br/estudo-aponta-porque-60-dos-jovens-deixam-a-igreja-apos-concluir-o-ensino-medio-ou-a-faculdade.html

http://blog.comshalom.org/carmadelio/26623-pesquisa-indica-pistas-para-evasao-jovem-das-igrejas-evangelicas-pistas-se-aplicam-tambem-a-nos-catolicos

https://drive.google.com/file/d/0B1Xf9wh3lneXZk9RYU9ERFRJeG5WckNsR3U3OEFfQTQxWi1v/view?usp=sharing (Os valores atribuídos ao esporte, neste século, segundo a visão dos obreiros da Assembleia de Deus – Ministério Ouro Fino/RJ



Rafael Muniz é presbítero da Assembleia de Deus Ministério Ouro Fino, casado, foi líder jovem por seis anos no ministério e atualmente dirigente de uma congregação.


Licenciado e Bacharelado em Educação Física pela Unisuam, Pós Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Unisuam e Faz parte da equipe de palestrantes da Conferência Capacitar voltada para capacitação e aperfeiçoamento de líderes para o ministério com jovens.





Um comentário:

  1. Graça e paz pastor Jader Cruz!

    Tenho o senhor como um dos meus mentores se tratando de juventude, obrigado pela oportunidade, estamos juntos pela causa. A Conferência Capacitar mudou a minha visão sobre como lidar com os jovens, hoje os tenho como pessoas e não como números.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...