Slideshow

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Algumas questões que envolvem a sucessão do líder de juventude. Um pouco do que conversamos na live.


Pensando na sua sucessão, a escolha de novos líderes - 1 Sm 16.6-11 

Escolhi esse tema para iniciar esse dialogo através da live realizada no instagram. Não foram poucas as vezes em que fui acionado em alguma mentoria para pensar esse tema que inicialmente pode parecer tranquilo de se pensar, mas na pratica torna-se bem complexo, identificar e treinar novos lideres que darão continuidade aquilo que você tem feito com seriedade ate esse momento. 

Veja como parâmetro o texto acima citado, onde Samuel é conduzido pelo Senhor a casa de Jessé para a escolha de um novo rei para Israel, vamos ter esse episodio como pano de fundo para refletirmos sobre a escolha dos novos integrantes para nossa equipe de liderança com jovens.

- A sucessão precisa ser pensada a partir do inicio de sua gestão.

Um erro recorrente que percebo é que geralmente a sucessão sera assunto no ultimo momento da gestão, lá pelos últimos meses ou quem sabe semanas. A sucessão precisa ser pensada desde o primeiro momento de sua chegada na liderança, porque por melhor que você seja, ou que sua liderança tem produzido, um dia você sairá. 

Pensar a sucessão logo no inicio te facilitará, serão mais possibilidades de treinamentos para que você perceba o potencial contido nesses lideres em testes.

A renovação é salutar para: 

o grupo, porque ganha uma equipe arejada, com novas ideias.
nova equipe, porque desenvolve melhor com mais espaço.
a equipe que esta saindo, porque todos precisam de um tempo de descanso para quem sabe num outro momento retornar com suas forças renovadas.  

- Eliabe, um perfil adequado 

Quando Samuel percebe a chegada de Eliabe imediatamente imagina que ele reunia condições ideais para exercer o cargo para o qual ele foi buscar. Isso porque Eliabe tinha aquilo que entendemos como um perfil adequado. Não vejo erro em Samuel, todos nós enquanto lideres sempre buscaremos pessoas que estejam dentro de um perfil adequado para a missão desejada. Quando o Senhor o exorta é para mostrar que seu olhar precisa caminhar com o dialogo com Deus, porque se temos um dialogo constante com Deus veremos tambem com o olhar de Deus. E isso amplia as possibilidades de nossas escolhas. 

Sinceramente entendo que quando alinho o meu coração com o Senhor faço as melhores escolhas. Contudo isso não me impede de estabelecer com o a equipe um perfil adequado para o ingresso na função, integrar a equipe. Bill Hybels, um dos maiores pensadores sobre liderança do mundo, escreveu em seu livro Liderança corajosa, editora vida, um parâmetro interessante porem não definitivo sobre a escolha de sua equipe, ele aponta os 3 c´s para nortear essa escolha, são eles: carátercompetência e combinação. Digo não definitivo porque entendo que precisamos de parâmetros e até ler esse texto não tinha um tão simples e pratico para me nortear nessas escolhas, mas entendo que tudo e todas as escolhas precisam ser remetidas ao crivo do nosso Deus, Ele sim entende de formar boas equipes. Sendo assim veja Davi como escolha improvável e entenda como Deus trabalha.

- Davi, escolha de Deus – Os perfis que nos surpreendem.



Nesse processo de escolha talvez a frase que eu mais ouço é: “Não vejo ninguém para liderar a juventude.” Os lideres que estão atuando, sempre perceberem, agem como Samuel e se prendem ao perfil adequado, esquecendo que o Senhor é quem capacita, porque a obra é DELE.

Ao longo dos anos vi pessoas surpreenderem seus lideres porque seus perfis jamais seriam escolhidos, mas o Senhor os promoveu porque sabia o que tinha dentro deles a ser posto para fora. Deus conhece o que tem dentro de nós, e por isso temos que confiar e acreditar que melhor do que um perfil adequado é um perfil que Deus acredita. 

Sendo assim se torna essencial que o líder de juventude entenda a importância de ter uma vida de dialogo com Deus em oração, porque um líder de juventude sem contato com Deus é um líder limitado.

- Identifique – Momento de assumir riscos

Nem sempre as escolhas para mentoria e possível ingresso na liderança será algo concordado entre a sua equipe.

Não tenha medo ou vergonha de admitir que sua escolha foi equivocada, isso acontece, às vezes nos enganamos com as pessoas. Recue, e comece de novo.

Tenha o cuidado de não permitir que essa experiência seja traumática para seu mentoriado, se não der certo na equipe de liderança conduza-o a novas possibilidades.

- Torne o processo dinâmico. Tornando o acesso a equipe de liderança mais rotativo. Comece chamando o escolhido para coordenar ações especificas.

- Diga a ele que você acredita nele. Incentivando o tempo todo.

- Diga a ele sobre o potencial que você vê nele. Mostre-os o potencial percebido por você.


Reserve essas datas

>>>> Nossa próxima live será dia 20 de fevereiro, no facebook, 22h. Vamos discutir se existe ou não uma idade certa para ser líder de juventude. 

>>>> 8 de abril - Conferencia capacitar 2017 - Para jovens, lideres de jovens e adolescentes. Mais informações em www.capacitarmadureira.eventize.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...