Slideshow

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Esperança em meio as dores (Para lideres de juventude em crise)


A vida não será um mar de rosas!
Definitivamente a liderança não é um mar de rosas... 

Essa frase seria talvez uma leitura atual da fala de Cristo no evangelho de João 16.33: 
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Uma mensagem de esperança para um mundo em crise, e sobretudo em dores. Esse objetivo do salvador me constrange a ser repetidor desse padrão, esse bendito padrão da esperança.

No processo da liderança de juventude você será desafiado constantemente a vender esperança para o seu grupo, até mesmo quando lhe estiver faltando.

A ultima coisa que um jovem precisa na vida é de um líder sem esperança, por isso Jesus aponta esse caminho, o da superação.

Então sim, acredito que em vários momentos o líder de juventude estará precisando exatamente daquilo que esta servindo, esperança. Isso não o fará hipócrita, fará de você humano!

A lida lhe gerará dores, sobre elas falaremos agora.

Estava pensando em alguns maus momentos de alguns lideres, nos servirá de referencia para superar as crises que o ministério com jovens sugerem. Essas crises afetam ou afetará 99% dos que se propõem a encarar esse ministério como causa e não como cargo. 
São eles: Timóteo e Jesus. 

A dor da desconfiança
O jovem líder Timóteo tinha toda confiança do apostolo Paulo, liderava, contudo em alguns momentos foram necessários vários escritos do seu mentor para que sua liderança alem de legitima fosse alvo de injeção de animo.
Você pode ter o curso que for, a melhor formação do mundo, ter sido provado no dia a dia com exito, buscar os melhores livros, as melhores palestras, passado anos se preparando, se você for alvo da desconfiança alheia me desculpa, você não terá o beneficio da oportunidade, e acredite, isso doerá em você. 

Talvez nesse momento você se questionará: Se a obra é de Deus logo serei alvo de sua bondade e misericórdia!? É exatamente aqui que a dor aumenta, quando muitos perceberão que embora o reino é de Deus, o mundo é dos homens. 

Com Timóteo foi doloroso ter que lidar com a desconfiança daqueles que ele se propôs a abençoar, cuidando com amor, buscando pastorear um rebanho carente de um líder. 
Mas logo Timóteo? As pessoas sabem que existe a necessidade de sua liderança, até acreditam que você tem as qualidades necessárias para tal missão, só não acreditam em você, não lhe honram. É meu caro, a desconfiança gera dores, algumas lhe farão repensar e refletir sobre seu papel nesse processo, sobretudo nessa instituição. 

Quais os motivos dessas desconfiança? você se pergunta, e tenta quase que desesperadamente buscar em si aquilo que gera incertezas. Nesse momento vem aquele texto que Paulo escreve aos corintios: 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo... 1 Co 11.28
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 1 Co 11.31

Ainda que a exegese do texto aponte varias questões para alem do tema em apreço me apego a dinâmica sugerida, apontando uma auto avaliação, um reflexão pessoal de nossas condições e limites.

Nesse momento onde começamos essa reflexão sobre nosso papel daremos de cara com nossas imperfeições, concordaremos que qualquer chance que tivermos será pela infinita misericórdia do bondoso Deus. O problema está nas escolhas, onde você será preterido por pessoas que não conhecem o caminho a seguir, muito menos sonharam com isso. Acreditem quando digo que nesse momento você só terá no seu chamado a que se agarrar, e se não tiver a certeza do mesmo estará caminhando a passos largos para o nada, a desconexão total com o agora, e o povo pelo qual você sonhou ofertar seus dias estarão sem saber cada dia mais distante de você. Até porque o tempo passa e as pessoas vão mudando, o tempo é cruel com quem não tem sua chance de afetar a sua geração com aquilo que esta dentro de si.

Você só terá um caminho, se agarrar na certeza que não foi em vão, sabendo que cada hora dedicada em se preparar esta contabilizada no céu, e que para tudo tem um proposito.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Co 15.58

Seus olhos precisam estar focado em Cristo, e na certeza do seu chamado. Cargo não confere chamado. Acredito que somos resposta para a vida de alguém, nossa vida é uma oferta, existem pessoas precisando exatamente do que você tem. A falta de confiança de uns abundará em outros, como um solo fértil existem pessoas que aguardam ansiosamente pela oferta que sua vida é. Os tempo que passamos nos preocupando com o não de alguém deveríamos estar investindo nos preparando para os sim que virão. Mantenha seu foco, continue buscando, aprendendo, porque é melhor se preparar para uma oportunidade tardia do que ser lançado para uma demanda sem o menor preparo.

Por que não desistir? Porque a maior característica dos grandes lideres foram sua capacidade de superar os nãos, as portas fechadas, a desconfiança e tudo que lhes fariam parar. 

Não aja precipitadamente, seu tempo chegará e toda a desconfiança não se sustentará diante do que Deus fará através de você.

A dor da traição
Quem poderia em sã consciência imaginar que entre os que viviam lado a lado com o mestre poderia trai-lo, vendendo o salvador por miseras moedas de prata. Um Judas no caminho de Jesus.
Pois é, conheço uma quantidade enorme de pessoas que me escrevem apontando terem sido traídos por pessoas que caminharam lado a lado com eles para que na primeira oportunidade pudesse expor suas falhas e se apresentar como a esperança para uma liderança perdida.
Daí você pensa: Poxa, então nada daqueles momentos juntos eram de verdade? Eram sim, mas não superou o desejo do traidor de conseguir seu lugar.
O cargo embora seja um problema para sua agenda pessoal, vai lhe tirar todos os fins de semana enquanto líder for, ninguém quer saber disso ate se tornar aquilo que você é, no aspecto institucional, a fome pelo cargo na verdade é a fome pelo poder.

Sonho pessoal é legal e incentivo, José foi um sonhador, o problema é quando por esse sonho usar e pisar nas pessoas por puro e simples acesso ao cargo.
Surreal imaginar que até as palavras de incentivo eram na verdade senhas para acessar seu coração e se passar como admirador. O mundo não é esse colorido que vemos na televisão, quando percebemos esse tipo de articulação maligna percebemos a coisa é meio monocromática e só depois do beijo da traição é que nos daremos conta do tempo que perdemos mentoreando, acreditando, orando, incentivando, apontando caminhos e tudo mais. 
 
Superar isso será talvez o desafio mais doloroso de seu ministério, conviver e promover ações de amor para com essas pessoas. Seja bem vindo, você entrou no estagio hard do amor, do reino e da justiça: veja essa fotografia descrita na carta de Paulo aos corintios: 

Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 2 Co 12.15

Vamos combinar que amar quem nos agrada é de certa forma natural, amar quem nos trai é o que nos aproxima mais da proposta da cruz.

Em termos práticos, você precisa seguir em frente, se não será como a mulher de Ló, se tornou uma estatua de sal porque olhou para trás. Conheço uma quantidade enorme de pessoas que não conseguem distanciar seu coração das traições que sofreram no ministério. Infelizmente isso não será uma ação isolada, o inimigo sempre atrairá pessoas a venderem os seus pelo poder. Vendendo amizades, relações, alianças, pelo puro e simples desejo de SER o que na verdade já o são.

Siga em frente, essa dor precisa ser curada através do perdão, do exercício da misericórdia de Cristo que agiu em você tambem.
A ultima referencia de Jesus ao seu algoz foi o chamando de amigo, denunciando a Judas o sentimento contido no coração amável do salvador, como quase dizendo: "mesmo com sua traição não desisto de você, és meu amigo!"

Jesus estava mostrando que seguiria diante do seu sofrimento pessoal mas não levaria consigo qualquer sentimento que pudesse ser capaz de superar o amor.

Acredite, se levarmos conosco logo nosso coração sera preenchido pelas magoas geradas em cada traição, logo, seremos secos e duros como uma pedra, porque é claro, todos nos trairão. Esse mal lhe sufocará e a cada dia vivido será um dia fúnebre e só.

O projeto do seu amigo é o poder, o cargo, aquilo que você tem. O projeto do nosso inimigo é minar sua fé, te anular em todas as instancias, e tirar tudo aquilo que você poderia se tornar. Perceba uma ação maligna tão intensa e abrangente, trajado de uma simples traição. Tem muitos por ai feridos pelo mal da traição, e acamados pelas consequências de não limparem seus corações.

Sejam livres, perdoem!

Não percam tempo se lamuriando pelos "amigos" que lhe deixaram, honrem os amigos que o Senhor lhe promoveu nesse momento de dor. Se ficaram é porque acreditam em você.
 
Algumas chaves que tiro dessa reflexão para que seu coração 
seja aquecido com a esperança de um tempo novo

Algumas afrontas te promovem, veja isso retratado na vida de Davi. 

Parece o fim, na verdade é a luta a favor de Deus, te moldando para o quem vem pela frente!

Acredite em Deus e na força do seu poder.

Se agarre naquilo que foi chamado, e não em cargos.

Perdoe, seja parecido com Cristo no exercício do perdão.

Mais do que ser brasileiro, você é um líder de juventude crente, não desiste nunca!

Permaneça focado nas promessas, Ele te ama muito!

Forte abraço a todos! 

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana 
vocação de Deus em Cristo Jesus. Fp 3.14

Jader Cruz
@JaderCruzAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...