Slideshow

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Gravidez e aborto, a juventude em perigo!



Gravidez e aborto entre a juventude, 
um assunto que vai alem das igrejas e dos grupos de juventude

Vamos discutir um assunto extremamente difícil de lidar, porque mexe alem das questões espirituais, psicológicas e sobre tudo saúde publica.

A dinâmica é quase sempre a mesma, na maioria das vezes a menina esta inserida nos grupos, participando das atividades normalmente, claro, paralelamente vivendo outra vida, escondida de seus pais e de sua liderança.
Algumas se afastam do grupo meses antes, mas ainda fica participando de uma ou outra atividade.


Um namoro escondido ou até mesmo uma vida sexual ativa com vários parceiros.
A vida segue até que vem a noticia: estou gravida!
Isso mexe com tudo que ate aquele momento havia passado por sua cabeça, para essas meninas que não planejaram essa gravidez o sentimento é: a casa caiu!

Algumas veem em suas famílias o recurso para que essa gestação não seja interrompida.
Uma menina que deveria estar sendo cuidada agora se vê na perspectiva de cuidar, definitivamente não esta preparada para essa realidade.

Então algumas poucas porem existentes no grupo decidem resolver do mesmo jeito que viveram. Escondida de todos decide praticar o aborto, afinal, essa criança vai "atrapalhar" a boa vida que essa menina esta levando. Pasmem os senhores e senhoras, em nossa realidade algumas sequer sabem quem são os pais.

Algumas dessas meninas ou até os meninos que suas namoradas lhe deram essa noticia procurarão os seus lideres de juventude, e sobre esse tema precisamos estar preparados para apontar os caminhos para que essa noticia cause o menor impacto possível nessas vidas, se é que isso seja possível, pelo menos aliviar com nossa liderança essa nova perspectiva.

Aponto aqui alguns cuidados

Dar atenção
Ouvi-lo antes de qualquer julgamento, deixar ela falar, até que seja solicitado a aconselhar e ajudar. Sua atenção será a porta de entrada para sua ajuda.

Pergunte sobre quais as pressões que ela teme
A essa altura ela está rodeada de situações que a fazem se sentir insegura. Pais, namorado, finanças, reputação.
Se eles perceberam que podem se abrir quanto suas fraquezas abaixarão as armas de defesa.

Procure discutir seus sentimentos
Nesse momento ela pode estar se sentindo culpada, abandonada, isolada e com poucas chances. Essa informação é vital para que você perceba a gravidade da situação.

Discuta com ela a questão familiar
Como está sendo ou como será recebida a noticia da gestação na família.
Esse dialogo dará mais segurança para ela nesse processo tão difícil.

Discuta os próximos passos
Algumas dessas meninas contarão com suas famílias nesse processo, outras não terão sequer os pais para conduzi-las nessa fase da vida.
É preciso termos o cuidado de direciona-las aos postos de saúde mais próximos para o acompanhamento pré natal.

Esses são passos que podemos transitar enquanto lideres de juventude. Mas existem outros, que vão alem dessa nossa condição, de nossa alçada.

É preciso procurar auxilio profissional quando identificarmos outras questões, tais como:

* Se essa gravidez for consequência de estupro ou de relações com pais ou padrastos.

* Quando demonstrar sinais de depressão.

* Caso ela demonstre tendencias suicidas.

* Quando a jovem for uma ameaça a si própria, fazendo uso de drogas e álcool.


Quando a jovem perde a cabeça e decide abortar da inicio a uma violenta ação contra si própria, resolvendo um "problema" arrumando outros ainda maiores.

O pior é que essa ação muitas das vezes é silenciosa, a pessoa vive isso, da um jeito de cometer o aborto, geralmente com o apoio de "amigas", passa um tempo longe da igreja, escondendo da família através de vários argumentos possíveis. Elas tentam ficar abaixo do radar dos homens mas não conseguem se esconder dos olhos de Deus.

Segundo a secretaria de saúde da Bahia, a medida que crescem vão tomando maior independência da vida e agem mais, talvez porque possuem mais recursos e argumentos.


E só vai piorando, porque nada justifica essa violência. 
Vejam as justificativas nos Estados Unidos, onde é permitido em vários estados.



Dentro desse processo todo a menina vai ser marcada fisicamente, psicologicamente e sobretudo espiritualmente.


Quantas meninas estão inseridas no grupo com feridas na alma porque nunca disseram isso para ninguém, nunca compartilharam sobre o assunto, e corrói, o tempo que ela achava que seria sua amiga fazendo-a esquecer maltrata cada vez que trás a tona apontando no coração uma culpa pelo aborto.

Quero com esse texto informar lideres e encoraja-los diante dessa situação, mas sobretudo caso esteja lendo esse texto e tenha vivido esse trauma, minha oração é que seja curada, que essa malignidade não seja capaz de anular a misericórdia do Senhor sobre sua vida.

Oro para que haja cura física, mental e espiritual sobre a vida da juventude que foi marcada por esse trauma. O Senhor esta abrindo o céu para tratar sua vida, a juventude não pode estagnar diante de um erro. Uma vez li: "Um erro na vida não significa uma vida de erros."

Que Deus cure você em nome de Jesus!





Lembrando que criei um grupo no facebook para discutirmos esse e outros assuntos relevantes para a liderança de juventude. Acesse e discuta conosco!
https://www.facebook.com/groups/discutindoliderancadejuventude/

Quero saber de vocês a opinião ou testemunho caso já tenha lidado com essa situação em seu grupo, discuta entre sua equipe de liderança e também nos comentários abaixo, vamos discutir a questão.


Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
21-99669-3562 (vivo) Whatsapp
7711-6068 / 95*179886 (nextel)

Baseado na leitura do bom livro
Manual de primeiros socorros para o ministério com jovens e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...