Slideshow

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Você é líder de juventude? É casado(a)? Então não deixe de ler isso!


O casamento é instituído por Deus, e uma das áreas que o líder de juventude sofre o maior investimento do nosso inimigo.
Uma vez nosso casamento em desordem fica difícil a gestão, o líder teria dificuldades de instruir jovens acerca do casamento.
A fase da juventude é transitória, eles estão tomando todas as decisões possíveis acerca do futuro, e o casamento é um deles.

O líder de juventude precisa perceber que seu casamento além de estar bem precisa também parecer estar bem, afinal, vocês são referencias, querendo ou não, estão sendo observados pelos jovens que os ouvem, vocês são referencia imediata. Acredite, sua vida conjugal tem refletido sua fé.

Um dia conversando com uma jovem, lembro que uma frase me marcou, ela disse: Gosto muito do grupo que sou inserido na igreja, mas tenho pavor de um dia meu casamento ser igual ao do casal de lideres da nossa juventude, eles me envergonham como crente.

O cidadão era crente, estudioso da palavra, assíduo em seus compromissos, mas sua liderança estava falida a partir do seu casamento, aquela jovem criou um bloqueio em tudo que ouvia dele como líder, ele não conseguia mais ter acesso a vida dela, nada que ele trazia era aceito pelo grupo, isso porque? O casamento deles tirava a força e enfraquecia a palavra do líder.

E de tudo que percebi nesses anos liderando a juventude percebi que ninguém almeja seguir um líder que não consegue liderar nem sua própria casa, contudo, ninguém espera ver nada perfeito. As pessoas entendem que em todos os relacionamentos existem seus desafios, por isso a busca não é pela perfeição, mas em relacionamentos que inspirem. Eles estão na fase da busca por referenciais, que o seu casamento seja inspirador aos jovens que te observam.

Nesse processo então precisamos cercar nosso casamento de alguns cuidados, você é líder de juventude, eles precisam de referencias, então naturalmente o seu inimigo terá seu casamento como alvo, e se você não tiver certos cuidados acabará trazendo problemas do casamento para sua liderança ou situações de sua liderança influenciado negativamente seu casamento.
Você precisa ter habilidade para balancear isso, dar segurança e atenção a(o) sua esposa(o) e ter foco em alem de abençoar seu grupo ser referencial de família, mostrando a eles que o casamento é uma benção de Deus, o contrario do que o mundo prega.

Quais são esses cuidados? 
  • Amar ao Senhor na pratica, alem das palavras e mensagens que você prega. Esse amor vai contagiar sua família e seu grupo.

  • Ter uma vida de fé e santidade alem dos limites da igreja, ser o líder e crente que as pessoas aprenderam a admirar e respeitar também dentro de casa, ser para sua família o sacerdote que você é na sua igreja.

  • Manter vivo e constante o dialogo com seu cônjuge, você precisa ser equilibrado em sua liderança. Conheço pessoas que entram de cabeça no projeto com a juventude esquecendo que sua família tem necessidades legitimas. O equilibro precisa existir, sua família precisa de sua atenção, e o dialogo trará os termos dessa conduta. 

  • Uma dose extra de compreensão, as vezes não percebemos que trazemos as nossas insatisfações para dentro de nossa casa e são nossos parceiros que estão lá percebendo as alterações do nosso humor. Não se engane, terá momentos que sua liderança trará um desgaste em sua relação, é essa a hora em que você precisa ter essa compreensão de perceber o momento e ter calma para parar tudo e recomeçar onde errou. Sair um pouco mais, reservar um dia só para o casal, fazer o cônjuge perceber que é importante demais nesse processo, que é importante para você.  

  • Se dedique em faze-la(o) feliz, sua família é sua base, tenha como alvo, meta principal de sua vida fazer essa pessoa que vive contigo a pessoa mais feliz do mundo.

  • Seja fiel a Deus e ao seu cônjuge, em tempos de total desprezo com o casamento ser fiel parece algo fora de moda, mas sua fidelidade será percebida na qualidade do seu relacionamento com sua esposa, e isso será claro a todos. O adultério é o caminho pelo qual muitos lideres escolheram jogar fora seu chamado e sua liderança. Ame a ponto de ser fiel!

  • A sinceridade será fundamental para o sucesso de seu casamento, porque somente sendo sincero você terá condições de expor os termos do equilíbrio do seu relacionamento e liderança. O trato desse assunto precisa ser em termos sinceros, seu cônjuge precisa saber seus passos e seus objetivos, para que sua momentânea ausência seja amenizada pela firmeza do estabelecimento prévio dessa questão. Um líder de juventude costuma ser muito acionado e seu tempo altamente solicitado, o seu cônjuge precisa estar ciente das demandas para que isso aconteça de comum acordo. Sempre que preciso estar fora por muito tempo não tenho questionamento com a minha esposa, porque sempre posiciono ela dos meus horários e compromissos, isso não é pedir, ou demérito, é respeito, estabelecemos isso em sinceridade em nossa relação.

  • Os estresses decorridos dos eventos não podem atrapalhar sua vida sexual, cuidado para em nome dos compromissos com sua liderança esquecer que o casamento precisa de uma vida sexual sadia e constante. Vigie nisso, seja prudente em se dedicar ao seu cônjuge. Sucesso nenhum nos eventos promovidos em sua liderança vale o esfriamento sexual do seu casamento. 

  • Por ultimo talvez um dos conselhos mais importantes, ore muito pelo seu casamento. Através da oração Deus vai te mostrar as áreas que você precisa melhorar para agradar seu cônjuge. Estabeleça momentos de orações com seu cônjuge, ore com ele(a), dividam propósitos de oração, jejuem por motivos em comum. O casamento quando suportado em oração é mais forte, trás a presença de Deus para dentro do lar. 

Entendo que o tempo trás uma bagagem de conhecimento e de experiencias na relação a dois, algumas experiencias nem sempre são de alegria. 
Isso tudo que foi discutido nesse texto talvez já seja de seu pleno conhecimento, mas a pratica disso não, devido aos dissabores da vida, talvez sua vida conjugal esteja ruindo, eu trago uma palavra a sua vida: 

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Jó 14.7-9

Deus esta muito interessando na restauração e reconstrução do seu lar, do seu casamento. Eu creio que a esperança para sua família, Deus honrará todas as promessas que te fez, que sua família seria um canal de benção, vem um tempo novo para você, creia nisso!


Abaixo segue um vídeo lindo, que discute até onde vamos pelo nosso cônjuge, até onde o amor que juramos ter se manterá quando provado.


Medite nessas questões, se possível discuta com seu cônjuge, formas de fazer seu casamento ser um bom referencial para o grupo que você lidera, não esqueça que seu casamento será refletido em sua liderança.


Que Deus abençoe sua liderança, que cada jovem ao observarem seu casamento desejem que sua futura família seja tão feliz quanto a do seu líder.

Ouça e medite também nesse lindo louvor e seja abençoado em nome de Jesus!


Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
21-99669-3562 (vivo) Whatsapp
7711-6068 / 95*179886 (nextel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...