Slideshow

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jovens preparados para o mercado de trabalho


A juventude é dos períodos mais fascinantes da vida. Fascinante, mas não sem incertezas e inseguranças, principalmente no que diz respeito ao futuro. Se você já ficou preocupado sobre sua carreira profissional e já perguntou a si mesmo como deve fazer para conseguir o emprego dos seus sonhos, pode relaxar porque não está sozinho. Todo jovem, pelo menos uma vez, já fez essa pergunta. E parece que hoje, a infinidade de atividades, cursos e informação a que temos acesso não é suficiente para nos tranquilizar sobre essa questão.
A roupa ideal para a entrevista de emprego e o comportamento dentro da empresa são alguns dos questionamentos que passam pela mente até dos jovens mais preparados. Mas, a principal dúvida ocorre em relação ao perfil desejado pelas empresas da atualidade. Pois é, as sucessivas transformações tecnológicas e comportamentais que experimentamos hoje, em espaços de tempo cada vez menores, afetam diretamente os objetivos das organizações e o perfil de profissionais que elas buscam para compor seus quadros.

No nosso mundo, a informação tem valor imensurável e estamos experimentando processos de confluência e interdependência dos saberes que não parecem perto do fim. Hoje, não é possível referir-se a Medicina sem mencionar na esteira os processos de Gestão, o que seria senão impensável, ou ao menos incomum, há algumas décadas. E essas são apenas algumas das mudanças que estão afetando diretamente as organizações, grandes ou pequenas. Hoje, nas empresas, além dos bens tangíveis (os produtos) fala-se das riquezas intangíveis, que têm se tornado os maiores ativos das instituições, e são o conhecimento, ou capital cognitivo, o elemento humano e a identidade da empresa. Valoriza-se mais o relacionamento do que os processos de produção em si. Inclusive, relacionamento é uma palavra muito em voga atualmente.

As empresas ainda querem profissionais super antenados com as mudanças tecnológicas, bem informados e capacitados tecnicamente. Só que todas essas características não bastam mais para as organizações. Não basta apenas ter a melhor formação. As empresas esperam isso de nós, é um requisito básico. O que faz diferença é a sensibilidade, a capacidade de relacionar informações diferentes e de se relacionar com as pessoas, a pró-atividade, a busca pelo conhecimento, a visão global e a criatividade. Em suma, as empresas procuram os jovens mais excelentes, ou seja, que têm sonhos e propósitos, ou, como alguns preferem, jovens que sabem planejar.

Da capacidade de sonhar

Sonhos e propósitos são temas que para nós, jovens cristãos, não são novidade. Afinal, a Bíblia está repleta de histórias de jovens sonhadores que tinham espírito excelente e que foram bem sucedidos em todas as áreas de suas vidas, incluindo a profissional. Dois deles em especial souberam aproveitar muito bem as oportunidades e são exemplos para nós, que estamos inseridos na Pós Modernidade.

Esses jovens são José e Daniel. Ambos foram escravos fora dos limites de Israel, e mesmo assim, foram escolhidos para ocupar as maiores posições nos palácios do Egito e da Babilônia. Daniel inclusive é apontado na Bíblia como tendo espírito excelente (Dn 5.12).

Com rápida olhada na história desses jovens, é possível notar características como pró-atividade, sensibilidade, entre outras coisas, mas, quero compartilhar o aspecto que foi o diferencial deles e que fez deles ótimos profissionais. Quero falar acerca da capacidade de sonhar. Tanto José quanto Daniel tinham sonhos, ou melhor, propósitos específicos. E tudo começa com o sonho. Por isso, precisamos entender o que o sonho significa. O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa traz diversas acepções para a palavra sonho, mas vamos nos deter em duas delas, bastante significativas:

1. Imaginação sem fundamento; utopia; devaneio; fantasia; coisa fútil; transitória.


2. Visão; pensamento dominante, que seguimos com entusiasmo e paixão, aspiração.

Todas as pessoas têm sonhos, e muitos dos nossos sonhos se enquadram na primeira definição. Mas, há sonhos que são gerados por Deus em nosso coração, como o de José (Gn37-45). Esse tipo de sonho é aquilo para o que nascemos para ser, que nos motiva e nos deixa vivos. Antes de ser um grande profissional, você precisa definir o que quer. Não adianta trabalhar, se esforçar, lutar, se você não tem propósito ou sonho. Como diz o pregador de Eclesiastes, seria apenas vaidade e correr atrás do vento.

Do sonho a realidade

Agora, não pense que ao descobrir seu sonho os desafios acabam. Na realidade, eles estão apenas começando. A realização de um sonho não é nada fácil, tornar-se um excelente profissional não é fácil, requer tempo, dedicação e coragem. E, geralmente, nos deparamos com todo tipo de oposição na luta pela realização dos nossos sonhos.

Uma delas é a oposição externa, que parte de situações ou pessoas que nos cercam. Muitos se levantam para dizer que nosso sonho é devaneio, imaginação sem fundamento, e isso pode ocorrer dentro da nossa própria casa. O jovem José enfrentou oposição dos seus irmãos e até mesmo de seus pais, que censuraram seu sonho. Alguns não entenderão o que se passa dentro do nosso coração e outros não estão preparados para ver nosso crescimento.

Também não podemos desistir no primeiro não, ou na primeira situação adversa. José foi lançado em um poço pelos seus irmãos, foi vendido como escravo, foi servo na casa de Potifar e esteve na prisão injustamente (circunstâncias pelas quais a maioria de nós nunca passará), porém jamais permitiu que seu sonho caísse no esquecimento. E você, não ter passado no programa de estágio ou trainee naquela empresa fez com que desanimasse dos seus sonhos?

A vida de José também nos ensina que não podemos ficar amargurados e fechados para o mundo. Ainda na prisão, na primeira oportunidade que teve, ele pediu ao padeiro de Faraó que não esquecesse dele quando fosse restituído ao seu senhor. E este é um dos principais segredos de José. Podemos até vencer com facilidade um obstáculo externo, mas as paredes que construímos em nós mesmos e ao nosso redor são mais difíceis de romper. Esta é a oposição interna. Temos que enfrentar nossas amarguras, limitações, traumas e também a acomodação.

Para que um sonho se torne realidade, é necessário movimentar-se, se mexer, sair da zona de conforto, do lugar que limita nossa visão. Ou seja, é necessário mudar nossa forma de pensar. Temos que pensar em coisas grandes, como nosso apóstolo vive nos lembrando, e como nosso Deus faz.

Se você sonha em ser médico, antes terá de passar por uma faculdade, e antes de passar pela faculdade, você tem de pensar nisso, saber se realmente é o que você deseja. Se não, você nunca se inscreverá no vestibular, não é mesmo? Isso também vale para um curso tecnológico, de artes etc. É necessário sonhar com seu futuro, pensar nele, planejar. Se for necessário, peça ajuda a alguém. Eu conto com algumas pessoas da minha família e amigos que me ajudam a sair das minhas zonas de conforto. E além dos amigos e da família, podemos contar com a ajuda de Deus. Ele é especialista em nos tirar da zona de conforto, nos fazer sair da tenda e pensar grande.

Sonhe, planeje e execute

Só que apenas ter um plano para sua vida profissional não é garantia de sucesso, porque as coisas não acontecem em um clique. Apenas planejar também não é suficiente. O planejamento eficiente é aquele que se torna realidade. Por isso, temos que fazer os planos e nos esforçar para cumpri-los, buscando a excelência em nossas ações. Quando estava diante de Faraó, José foi usado por Deus para revelar o sonho dele, mas depois aconselhou Faraó. E foi um conselho de administração tão bom que ele passou a ser o dirigente de todo o Egito, abaixo apenas do próprio rei. E não pensem que o conselho que José deu a Faraó foi fruto de revelação.O sonho foi uma revelação, mas o conselho não. Ele deu o melhor em tudo que fez, nos estágios mais improváveis. E José passou por esses estágios. Ele estagiou na casa de Potifar, quando era um jovem escravo e administrava todos os bens de seu senhor. Na prisão, ele passou por outro treinamento, pois também era o administrador e cuidava dos outros presos.

José alcançou o lugar de destaque porque foi incomum. Ele dominava muito bem as áreas de planejamento, administração e também o operacional e ainda sabia se relacionar com as pessoas. Tudo porque ele treinou, buscou a excelência.

Daniel também. Ele não apenas tinha revelação de sonhos, o que por si só já é um dom de Deus. A Bíblia relata no primeiro capítulo do livro de Daniel que não havia em todo o Reino da Babilônia ninguém mais inteligente do que ele e seus amigos. E no versículo 8 do mesmo capítulo, vemos porque não havia ninguém como Daniel, pois ele buscou não se contaminar. Daniel buscou ser o melhor no lugar em que estava.

Para ser um profissional acima da média, é necessário buscar a excelência. É necessário dedicação e estudo, mesmo que você não esteja com vontade, mesmo que seja difícil, mesmo que você não esteja na melhor faculdade, como José.

Você pode dize que seu sonho é ser uma benção na casa de Deus, que quer ser um pastor. Mas, para isso, é necessário passar por uma faculdade de teologia (temos que ser obreiros aprovados). Pastores estudam muito, sabia?

Se você quer ser missionário, no mínimo tem que estudar uma língua estrangeira, isso no mínimo. E se pensa que para fazer missões com povos brasileiros não precisa estudar, está enganado. É necessário entender a cultura de um povo ou grupo para se relacionar com eles. Agora, se você sonha em ser excelente dono ou dona de casa, pode ir se preparando também, ou você pensa que os serviços de casa são fáceis de fazer?

Se você não tem dinheiro, procure trabalhar para estudar. Deus não chama e abençoa desocupados, não é isso que ouvimos o tempo todo? Todos têm de ter uma ocupação. Em alguns momentos, será necessário renunciar algumas coisas prazerosas para desfrutar das melhores posições depois. Às vezes será necessário abrir mão do monte das cobertas, outras vezes de um namoro que não tem futuro, algumas vezes da televisão ou do passeio com os colegas, para estudar para o vestibular, para o concurso público. Abrir mão da preguiça, da timidez e dos sentimentos de inferioridade. Crer nas promessas de Deus e no seu potencial também é fundamental.

Não deixe que sua fé desfaleça e que o seu sonho morra. Nós não nascemos prontos, nossa trajetória, principalmente de nós, filhos de Deus, é de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória.

Se você não passou naquele concurso, não desista! Se não permaneceu naquele emprego, não desista! Se seu professor falou que você não tem futuro, não desista!

Davi foi menosprezado por Golias, mas ele o venceu em nome de Deus. Só que ele também era um jovem preparado. Lembre que antes de matar Golias, ele feriu um urso e um leão.

O propósito do seu sonho

Agora, diferente do que ocorre no mundo, nossos sonhos não têm fins em si mesmos. José foi governador do Egito para salvar o povo de Deus da destruição, por causa da fome. Ester foi rainha pelo mesmo motivo, para salvar seu povo.

Se você sonha em ser um grande operador da bolsa de valores, tem que ser excelente e tem que ser um operador da bolsa de valores de Jesus. Se você quer ser um jogador de futebol, tem que fazer o melhor que puder e tem que ser um atleta de Cristo.

Como Jesus nos descreve? Como sal, como luz, como fermento. Todos estes ingredientes têm sua ação fora do lugar onde estão. O sal deve salgar fora do saleiro, a luz não pode brilhar na luz, somente nas trevas. O fermento só tem efeito quando está em contato com outra substância, ele só faz crescer o pão e o bolo e não o próprio fermento. Por isso, estude sim, trabalhe sim! Busque a excelência na vida profissional porque através do seu trabalho, você pode fazer a diferença.

Em alguns países, onde o Evangelho não é aceito, é necessário pregar através de um bom testemunho no trabalho. A palavra igreja guarda em sua etimologia a acepção “tirados para fora”. Este é o tempo de sair das quatro paredes para fazer a diferença, mas tendo cuidado para não nos contaminarmos. Nós podemos ser profissionais acima da média e que também andam nas maiores alturas com o Pai. Este é o melhor desafio e com certeza você pode alcançá-lo. Afinal, Deus nos escolheu porque somos fortes e já vencemos o maligno. Então, você aceita o desafio?

Por Fernanda Santos
Jornalista
Membro do Projeto Vida Nova de Irajá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...