Slideshow

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Motivos de orações pelos adolescentes afastados


Prezados pastores e líderes de adolescentes, alegria e paz.

O desvio de adolescentes e jovens é um fato com que todo pastor e líder de ministério deve lidar. Sabemos que muitas vezes orar, colocar-se na dependência de Deus, é a melhor ação. Por isso estamos orando por adolescentes que se afastaram da igreja. Para ajudar, relacionei 24 situações de diferentes tipos de desvio. Leia cada uma e procure lembrar de adolescentes que estão naquela situação e ore especificamente por eles. Percorrer essas 24 situações pode levar você a orar mais de uma hora por essas pessoas e isso é bom. Depois de orar sobre essas situações, você pode planejar um evento de oração em sua igreja sobre esse tema também.
Então, vamos orar!
Pelos desviados na igreja
Os desviados na igreja são aqueles que, apesar de continuarem frequentando por qualquer motivo, não apresentam nenhum fruto digno, que testemunhe verdadeiro arrependimento e comunhão com Deus.
1. Ore por adolescentes que acompanharam os pais à igreja, mas nunca desenvolveram uma fé pessoal inteligente. Ore pelos adolescentes que estão vivendo uma vida dupla, fingindo serem crentes mas agindo como ímpios quando estão fora da igreja. Ore para que os líderes se despertem para evangelizar esses adolescentes ‘crentes’, de modo que conheçam verdadeiramente a Cristo como seu Senhor.
2. Ore por adolescentes que têm convivido com o mau testemunho de pais que são crentes e até líderes, mas não demonstram frutos de arrependimento e nova vida em Cristo, particularmente nos conflitos conjugais e violência doméstica. Ore por verdadeira conversão e testemunho cristão desses adultos, e por sabedoria da liderança de ministério no pastoreio.
3. Ore por adolescentes que sofreram abuso sexual por parte de adultos conhecidos, até mesmo na igreja, ou que sofreram VRC – Violência Repetida entre Colegas (bullying) emocional, física ou sexual por parte dos colegas, e outros tipos de agressão traumatizante, que bloqueiam a esperança e a fé. Ore para que a Igreja seja mais enérgica em ações preventivas e reparadoras.
4. Ore por adolescentes que sofreram grandes danos ou perdas, em acidentes e mortes de familiares; ore por adolescentes que estão hospitalizados em difícil recuperação de acidentes ou com doenças crônicas e graves; ore por adolescentes que sofrem de males psíquicos ou psiquiátricos, inclusive depressão e obsessão; ore por aqueles adolescentes que perguntam ‘porque eu?’, ‘por que comigo?’, estão irados contra Deus e isso lhes impede de crer.
5. Ore por adolescentes fisgados pela pornografia e pela masturbação. Ore por adolescentes envolvidos sexualmente no namoro. Ore por adolescentes vitimados pela propaganda do homossexualismo ou seduzidos por colegas no mesmo gênero. Ore por pastores e líderes que consideram esses pecados sexuais como ‘normais’ ou ‘coisas da idade’ e por aqueles que não têm sabedoria para tratar do assunto. Ore sobre líderes que viveram a adolescência em falta de castidade e agora não acham força para levar seus adolescentes à santidade.
6. Ore por adolescentes que estão mais enturmados na escola, no clube ou na rua do que na igreja; por aqueles que não são capazes de dar um testemunho firme de Cristo; por aqueles que nunca experimentaram uma vida de oração e meditação nas Escrituras. Ore para que seus pastores e líderes não tenham medo de exortá-los à comunhão, às disciplinas espirituais e ao serviço da evangelização.
7. Ore por adolescentes influenciados pelo falso evangelho do ser bonzinho e fazer coisas boazinhas para ganhar bênçãos ou para sentirem-se aceitáveis. Muitos estão frustrados porque acham que fizeram tudo certo e não receberam o prêmio que desejavam. Ore para que tenham a chance de conhecer o Evangelho do Reino, de se submeter ao Senhorio de Cristo, de compreender e colocar a vontade de Deus acima de sua própria.
8. Ore por adolescentes que estão na igreja apenas por causa das amizades, somente por causa da música ou dos eventos ou de qualquer outro motivo banal, mas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Cristo verdadeiramente. Ore por adolescentes apaixonados por esse século, encantados com o estilo de vida de artistas e esportistas, desejosos de consumir o que o mercado oferece, sonhando em fazer sucesso conforme o mundo.
Pelos desviados concordantes
Desviados concordantes são aqueles que já saíram da igreja mas ainda se consideram evangélicos, não adotam outra religião, não são contrários à igreja e, de alguma forma, ainda mantém práticas religiosas que aprenderam. São os chamados crentes nominais.
9. Ore por adolescentes que estão fora da igreja, sabem que estão errados mas acham que têm bastante tempo para retornar; ore por aqueles que acham que precisam ‘dar um tempo’ da igreja; ore por adolescentes que não acham que alguma coisa vai dar errado. Ore para que haja evangelistas capazes de lhes mostrar a urgência de andarem com Cristo: ‘a hora é chegada…’.
10. Ore por adolescentes, principalmente meninos, que não conseguiram resistir à pressão de colegas e até dos pais para se comportarem conforme o conceito mundano de masculinidade: fazer sexo, usar drogas, usar a violência. Ore por meninos e meninas encantados e iludidos com o mundo da malandragem, com a romantização do crime organizado e com a vida underground.
11. Ore por adolescentes seduzidos pelo estilo de vida do HeavyMetal, do Hard Core e outros estilos musicais que enfatizam a malignidade. Tornou-se comum justificar esses estilos apenas com a mudança das letras, mas o conteúdo cultural continua arrastando muitos adolescentes e até adultos para fora da comunhão. Eles mantém uma certa fé, mas não conseguem se integrar à igreja. Ore por uma igreja que gera cultura, e que não se deixa dividir e arrasar por culturas mundanas.
12 Ore por adolescentes seduzidos pela ciência medíocre de professores matracas e arrogantes, que se acham muito intelectuais ao repetirem ideias que ouviram na universidade e que nem compreenderam corretamente. Ao invés do debate inteligente eles apenas ridicularizam a fé e usam argumentos que há muito já foram superados pelo pensamento cristão. Ore para que a igreja prepare melhor os adolescentes para a doutrinação a que serão expostos no ensino médio e depois na universidade.
13. Ore por adolescentes que foram agarrados por algum tipo de vício que os impede de viver a vida cristã. Ore pela igreja, pais e líderes, que acham que seus adolescentes estão automaticamente protegidos do alcoolismo e das drogas. Infelizmente essa falsa segurança e descuido faz com que grande parte dos internos em casa de recuperação sejam filhos de crentes. Ore pelos programas de recuperação que procuram ajudar esses adolescentes e jovens.
14. Ore por adolescentes que se envolvem no namoro com não crentes. O namoro na adolescência já é contraindicado, pela inevitável exposição ao sexo, mas o namoro com não crentes é ainda mais destrutivo, particularmente no caso de adolescentes que namoram homens mais velhos. Muitas igrejas tem facilitado esse tipo de relacionamento e contrariam as Escrituras ao permiti-lo.
15. Ore por adolescentes atraídos por seitas. Multiplicam-se as igrejas e muitas estão bem distante das Escrituras. Infelizmente a fraqueza bíblica na formação de muitos adolescentes têm permitido que sejam atraídos pelos mórmons, adventistas, testemunhas de jeová, ou por igrejas emergentes com práticas neo-pagãs e anti-bíblicas. Há inclusive casos cada vez mais frequentes de adolescentes de famílias evangélicas atraídos para o catolicismo.
16. Ore por adolescentes que se apoiam em erros e negligências da igreja para justificar estarem fora. Sofreram com fofocas ou atitudes invejosas, foram discriminados e excluídos, se envolveram em disputas, ou seus pais tiveram problemas políticos na igreja, e isso agora serve de desculpa para não retornarem. Ore para que possam ver o que realmente é importante, aprendam eles mesmo sobre o perdão para que possam ser perdoados.
Pelos desviados discordantes
Estes são aqueles que saíram da igreja e agora fazem forte oposição, inclusive havendo aderido a religiões opostas ao cristianismo.
17. Ore por adolescentes que têm sido enganados por uma falsa ciência que anticientificamente parte do pressuposto de que Deus não existe e prefere acreditar em hipóteses pouco científicas para a formação do universo e o aparecimento do ser humano. Eles abandonam a fé com medo de parecerem atrasados ou ignorantes e se declaram ateus. Ore para que esses adolescentes tenham a chance de experimentar o verdadeiro conhecimento. Ore por uma igreja mais inteligente.
18. Ore por adolescentes seduzidos pela agenda humanística imposta politicamente. Eles abandonam a igreja porque não querem assumir uma fé que se declara a Verdade em oposição a outras ideias. Na tentativa de serem politicamente corretos, não discriminadores, não homofóbicos, não sexistas conforme o mundo, deixam também de serem cristãos, adotam o relativismo, passam a adorar uma difusa bondade humana, independente de Deus, não reconhecem certo e errado e são facilmente manipulados pelos pensadores a serviço das novas forças sociais.
19. Ore por adolescentes atraídos pela mística de religiões não cristãs popularizada em filmes e livros aparentemente inocentes. A wicca, bruxaria moderna, caprichosamente desenvolvida para atrair jovens à partir da metade do século XX é destino de muitas meninas que deixam a igreja. A celebração do poder das trevas em filmes de terror, tão preferidos por muitos adolescentes, e a promoção da magia em filmes com a fórmula ‘adolescente estranho e rejeitado’ serve como forte propaganda e promoção para essas religiões. Jogos de RPG, com magos, bruxas e outros elementos não cristão são outro tipo de propaganda a que estão expostos.
20. Ore por adolescentes atraídos para o espiritismo. Apesar de ser uma religião ainda pequena, uma pesquisa feita há algum tempo já mostrava que 40% dos adolescentes entrevistados acreditavam em reencarnação. Muitos adolescentes são atraídos pela interessante idéia de terem sido importantes em uma vida passada ou pela curiosidade de falar com supostos espíritos de mortos. Essa é outra doutrina anti-cristã promovida através do teatro, do cinema e da televisão em filmes muito românticos ou dramáticos, que ultrapassam em muito o que a igreja faz no campo das artes.
21. Ore por adolescentes que assumiram uma postura anticristã para afrontar a autoridade dos pais ou da igreja; ore por aqueles que o fizeram para demonstrar sua frustração com os erros e escândalos de pastores e líderes; ore ainda por aqueles que foram atraídos pelos mistérios a serem explorados ou pelas novidades em outras religiões, particularmente religiões asiáticas ligadas às artes marciais; ore por aqueles que foram influenciados por amigos não cristãos.
22. Ore por adolescentes doutrinados contra a família e a Igreja. O tipo de socialismo que se tem procurado impor ao Brasil não deseja controlar apenas os poderes econômico e financeiro; quer também controlar o poder cultural e se dispõe a desvalorizar e proscrever toda expressão cultural que contrarie seus interesses. Com isso a máquina do Estado é cada vez mais usada para colocar os adolescentes contra os valores da família e da Igreja. A promoção da diversidade sexual e a criminalização do pensamento cristão sobre a sexualidade é um exemplo. Muitos adolescentes sucumbiram a isso e agora pensam que o cristianismo é que está errado.
23. Ore por adolescentes que estão cada vez mais assumindo estilos de vida contrários à fé cristã e, para defender tal estilo de vida, fazem-lhe oposição. O homossexualismo é um exemplo, a militância socialista é outro, há ainda a participação em gangs ou a vida em ambientes onde o cristianismo não se encaixa facilmente como o mundo da moda ou até o dos esportes. Ore para que essas adolescentes desejem o Senhorio de Cristo mais do que todas essas coisas que os escravizam.
24. Ore por adolescentes que, influenciados por um pensamento antropocentrista, adotam uma postura de ‘eu não acredito em um deus que….’. Eles julgam Deus de acordo com uma visão humana e limitada, sem conhecê-lo, satisfazem-se com esse discurso e ficam longe da fé e da verdade.
Esses motivos de oração foram desenvolvidos para fazerem parte da Campanha END – Enfrentando o Desvio de adolescentes e jovens, proposta pela AMME Evangelizar e pelo Ministério Salva Vidas. Estão de acordo com o livro ’5CARTAS sobre o desvio’ do pastor José Bernardo  e foram originalmente publicados no grupo de pastores e líderes de adolescentes em www.fb.com/groups/melhorescolha/.

Por José Bernado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...