Slideshow

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Conquista da liderança, uma analise da caverna de adulão




E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 1 Samuel 22:2

No Texto acima descrito lemos que todo homem que estava em aperto, com espírito desgostoso e endividado foram se juntar a Davi na Caverna de Adulão. Nesse mesmo versículo lemos que Davi se fez chefe deles ou seja, Davi se fez Líder deles. 


Quadro Caótico
Você consegue imaginar que quadro caótico estava diante de Davi? 
Homens desmotivados, pessoas que não tinham mais nenhuma esperança e que buscavam estar escondidas da sociedade, pessoas amarguradas e que quem sabe não viam saída para retomarem o rumo de suas vidas. 
No meio disso tudo vemos entrar em cena o então fugitivo e genro do rei Saul, um homem através de quem o Senhor já havia dado livramento à Israel e que por isso já se tornara um herói militar. 
Neste contexto, este homem chamado Davi não teria aos nossos olhos motivo algum para se preocupar com essas outras pessoas que foram se juntar a ele naquela caverna. Talvez a maioria das pessoas que viessem a passar por aquilo que Davi estava passando iria incentivar todos naquela caverna a um sentimento de vingança ou os incitaria a rebeldia contra o então Rei Saul ou talvez outras pessoas simplesmente lavariam as mãos e diriam que “cada um com seus problemas”, e sabemos que os de Davi não eram poucos, afinal ele fugira sem a sua esposa e fora obrigado a levar na fuga seus pais por medo de alguma represália a eles por parte do rei.

O inicio de uma grande liderança
Mas é exatamente no meio disso tudo que nós vemos o início do ministério de um dos maiores líderes da bíblia. Contrariando tudo e todos Davi tem um sentimento especial por aquelas pessoas, ele os olha, mas enxerga muito além do que os olhos da sociedade enxergavam e ele vê aqueles homens, acima dos próprios problemas, ele os vê acima daquelas dificuldades e ele enxerga um potencial existente na vida daqueles então amargurados homens. Quando lemos que Davi “se fez chefe sobre eles”, ou em outras palavras que Davi se fez líder sobre eles, entendo um esforço, uma vontade, uma atitude de Davi com relação aqueles homens, quando lemos que Davi se fez líder deles, vejo Davi indo de encontro aqueles homens, aconselhando, orando junto com eles, incentivando-os, mostrando que eles seriam capazes de passar por aquela situação e serem vencedores, vejo um Davi atento ao seu crescimento a medida que aqueles homens iam sendo influenciados por ele. 

O esforço de um líder pode mudar vidas
Há um esforço da parte dele para ajudá-los, esforço este indispensável a todos nós que somos ou queremos nos tornar líderes. A conquista de nossa liderança frente a um grupo de pessoas ou departamento precisa estar fundamentada na influencia que exercemos sobre as pessoas que compõem este grupo ou departamento. E para que consigamos influenciar pessoas é necessário estar próximo para ouvir, aconselhar, motivar, vibrar com suas vitórias, ser um ombro amigo nas derrotas, acompanhar o crescimento e consequentemente a evolução de cada um. É claro que isto tudo demanda um esforço da parte do líder, porém todo este esforço é recompensado quando mais a frente temos a oportunidade de ver que fomos capazes de fazer a diferença na vida de uma pessoa, quando vemos que Deus nos usou para influenciar pessoas a viverem tudo aquilo que o próprio Deus sonhou pra elas, que Deus nos usou para que pessoas acreditassem em si mesmas e fossem capazes de mudar o rumo de sua trajetória, você líder que hoje lê este post saiba que Deus pode e quer te usar para mudar vidas, trajetórias e histórias que hoje não andam segundo o que Ele quer, através da influencia que você exerce sobre seus liderados. Davi foi capaz de abençoar tanto aqueles homens outrora amargurados e desgostosos da vida, que mais à frente parte daquele grupo que com ele estava se tornou a tropa de elite de seu reinado, homens rejeitados pela sociedade vieram a se tornar os melhores guerreiros do exército de Israel, simplesmente porque lá atrás um líder acreditou no potencial deles.


Você quer conquistar liderança?! Conquiste e acredite nas pessoas que estão a sua volta ou sob a sua responsabilidade e então você alcançará o direito de ser chamado LÍDER.

Por Murillo Teixeira,

Líder de juventude na AD Caetés


Um comentário:

  1. Ótima visão concernente a liderança.
    Destaco alguns pontos interessantes:
    - Influencia
    - Esforço
    - Capacidade de servir
    - Capacidade de motivar
    - E abençoar sem olhar a quem.

    Muito bom meu líder!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...